0 produtos


Home - Pedagogia

 

Formação de Professores e Representações sobre o Brincar
Autor(a): Alexandre Paulo Loro
ISBN: 978-85-274-1115-8

Número de páginas: 192


Por R$ 34,00

12 X de R$ 3,51 no Mastercard
10 X de R$ 4,08 no Visa
* juros de 1,99% a.m

   Adicionar exemplar(es)
 
 

📖 Resenha
O contexto escolar possui um potencial de experiências insubstituíveis, capaz de criar espaços relacionais de aprendizagem. Esta é a fundamentação que uso para destacar o emocionar como uma possibilidade de aprendizagem humana, e a valorização do amar e do brincar como um princípio educativo para a construção do conhecimento. Com essa compreensão, entendo que o amar e o brincar são um processo contínuo que dura toda a vida, viabilizando a coexistência pacífica entre os diferentes. Para isso, as atividades realizadas pelos professores devem ter o mínimo de regras possíveis e a máxima liberdade de expressão.

Alexandre Paulo Loro


SUMÁRIO:

1. Onde Tudo Começou
1.1 Recordando e descrevendo uma trajetória
1.2 Partir e conhecer: a saída de casa
1.3 Reformulando os planos
1.4 Pesquisar para quê?

2. Cultura E Educação
2.1 Reestruturando a maneira moderna de pensar
2.2 Dilemas docentes e a necessidade de mudanças
2.3 As novas imagens docentes e a formação de professores
2.4 O interesse em aprender – a Formação Contínua do professor
2.5 Um primeiro passo: o diálogo entre as diferentes disciplinas
2.6 Uma atividade espontânea e legítima

3. O Caminho Percorrido
3.1 As Contribuições da teoria das Representações Sociais
3.2 A produção de informações na pesquisa: análise e procedimentos

4. O Brincar nas Representações das Professoras – Dialogando com as Ideias de Humberto Maturana
4.1 O brincar para Luiza
4.2 O brincar para Maria Eduarda
4.3 O brincar para Ana
4.4 O brincar para Alessandra
4.5 O brincar para Rê
Considerações Finais


SOBRE O AUTOR:

Alexandre Paulo Loro é licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É Especialista em Gestão Educacional e Mestre em Educação Brasileira pela mesma instituição. Desenvolve trabalhos na linha: Formação Docente, Saberes e Desenvolvimento Profissional.
Autor e apresentador de dezenas de artigos e trabalhos científicos completos em Seminários Nacionais e Internacionais de Educação e Educação Física.
Atuou em várias escolas particulares e públicas (municipais e estaduais) nos Estados de Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
No presente momento é Professor Assistente do Departamento de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) – campus do Pantanal, onde atua como coordenador do curso de Educação Física.

“Em nossa cultura parece que devemos ensinar valores, espiritualidade, honestidade e justiça de maneira explícita, porque vivemos numa cultura que nega estas dimensões do viver cotidiano, e as crianças não têm oportunidade de aprendê­‑las ao vivê­‑las.”
Humberto Maturana

 









 
Atendimento On-line | Livros Esgotados | Publique na Ícone
Quem somos | Fretes e entrega | Compra Segura | Mapa do site


© copyright 2017 ícone editora - todos os direitos reservados - sac@iconeeditora.com.br